Essena O’neill – a garota que decidiu parar de ser uma celebridade no instagram

Olá Pessoal!

Como estamos de vida?

O assunto de hoje é sobre uma matéria que li recentemente sobre uma menina australiana, de 19 anos, que era super famosa nas redes sociais e que de repente resolveu apagar tudo. Mas o que aconteceu?

Tudo aquilo que vemos nas redes sociais, pessoas lindas, com roupas lindas, fotos ainda mais lindas, cercadas de luxo e pessoas tão exuberantes quanto, começaram a cansar Essena O’neill, que resolveu parar para pensar em o que estava acontecendo com a sua vida e, de repente, se viu como uma grande marionete das redes sociais, fingindo ter uma vida de uma espontaneidade perfeita enquanto, na verdade, era tudo milimetricamente programado e patrocinado.

Ela percebeu que tudo o que ela fazia era para ter mais seguidores, mais likes e compartilhamentos. No fundo, toda a fama dela no instagram em nada refletia sua vida na realidade. Apesar de estar conhecendo novas pessoas através dos trabalhos que fazia, no final, era tudo negócio. Essena ainda diz que recebia vários e-mails de marcas dizendo como deveria ser a foto, o que ela deveria dizer e a hora. A modelo ainda relata que quando tinha 12 anos, costumava admirar a vida das modelos da época e pensar em como elas deveriam ser muito felizes, cercada por todo aquele mundo de glamour e pessoas que as amavam e admiravam.

essena 3
“Eu não sou contra o compartilhamento que existe nas redes sociais. Sou contra a preocupação constante com o status que existe nelas”.
essena 4
” Se preocupar constantemente em estar bonita, postar fotos, ganhar seguidores… Isso é vida?”

“Eu saio das redes sociais por causa da minha versão de 12 anos”.

O mais interessante dessa situação toda, é a discussão que Essena provoca ao ir em direção contrária a tudo o que é pregado sobre as redes sociais, sendo completamente sincera em relação ao seu Instagram( antes de deletar, ela alterou todas as legendas, contando como foi tirar cada foto) e seu canal no Youtube. Acredito que um dos maiores problemas de blog de Moda seja a falta de transparência. Raras são as blogueiras que marcam posts como sendo patrocinados. A maioria tira fotos lindas e maravilhosas como se isso fosse algo super normal quando, na verdade, elas têm um fotógrafo por conta e recebem um zilhão de produtos que elas são obrigadas a usar e indicar. Sim, sim. Sempre desconfie. Algumas ainda usam disso de uma forma mais “leve”, apoiando somente as marcas que elas acreditam serem boas, interessantes e que promovam algum benefício para os leitores. Mas, ainda assim, a maioria apresenta produtos bem inacessíveis e com fotos muito bem planejadas. Tenham certeza de que as maiores influenciadoras nas social medias fazem tudo muito bem planejado e calculado. Isso é errado?

essena 1
“Quando você se deixa definir por números, você se deixa definir por algo que não é real, que não é amor”.

As redes sociais são sim um negócio e não creio que isso seja errado. Para mim, o errado é criar um mundo de ilusão, sem transparência sobre o que de fato uma foto representa, formando na cabeça de milhares de meninas e mulheres, que a vida delas pode ser perfeita, basta ter um monte de seguidor, corpo escultural e produtos caros. Honestamente, o que de valor essas pessoas estão realmente produzindo? Em que elas estão contribuindo? Será que imagens bonitas bastam? O que elas podem gerar na cabeça de meninas jovens, adolescentes que ainda nem desenvolveram? Por que todo mundo tem que ter um corpo escultural? E se um dia todas tiverem, então ninguém mais terá?

"Ter que provar diariamente para o mundo que você é perfeita. que você é linda... Isso é vida?"
“Ter que provar diariamente para o mundo que você é perfeita. que você é linda… Isso é vida?”

Se tem uma coisa que eu me propus desde que comecei o blog foi a nunca indicar nada a não ser que eu tenha usado e gostado, nem postar look por look. Acho que incentivar a criatividade e que cada um desenvolva seu próprio estilo seja bem mais produtivo do que simplesmente montar um look e falar: “Olhem! Minha roupa é linda e maravilhosa. Venha ser igual a mim”. Por isso, às vezes fico sem postar foto no instagram ou mesmo nem tiro foto quando viajo. Sério. Eu realmente acho MUITO CHATO ficar tirando foto toda hora e especialmente de comida quando estou morrendo de fome.

Essa padronização instigada pelas grandes blogueiras é algo muito sério. Afinal, o mais legal de tudo na hora de se vestir é se sentir bem, feliz e, mais ainda, saber que você teve uma sacada genial na hora de montar o look e que provavelmente ninguém estará igual a você… e se estiver? Sinal de que as pessoas tem bom gosto! =P

O chamado da Essena é um “acorda para a vida” para uma geração que está cada vez mais imersa no mundo dos likes e da aparência e sentem uma necessidade absurda de se autoafirmarem através das redes sociais. Então, pense nisso com carinho e se você acha que precisa rever seu relacionamento com as redes sociais, não tenha medo de mudá-lo!

Abaixo você pode assistir ao vídeo original do depoimento de Essena O’neill sobre a forma como ela se sentiu quando decidiu sair das redes sociais e ter uma vida de verdade:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s