Sessão Pipoca

E aí, tchurma?

  Como hoje é sexta, dia de Sessão Pipoca, eu vou indicar para vocês um filme que eu assisti durante as minhas saudosas férias e do qual eu gostei muito… 

   O filme de hoje é o musical “West Side Story”, traduzido no Brasil para, “Amor sublime amor”. Mesmo para os que não curtem musical, essa é uma boa opção, pois as músicas refletem muito o contexto social da época nos EUA, além de que não são longas, nem cansativas, e ainda são recheadas de cor e emoção. 
 
 
Tony e Maria
 
   A história é uma espécie de Romeu e Julieta dos anos 50 nos EUA e reflete o conflito entre os nativos americanos e os imigrantes, especialmente dos países da América Latina.      No filme, o casal Shakesperiano, é Maria e Tony, que não são os meus personagens preferidos, mas eles cumprem muito bem o papel de casal perdidamente apaixonado.         Maria é interpretada por Natalie Wood, que conseguiu pegar até bem o sotaque espaninglês (podia ter ficado bem mais forçado). O outro casal do filme é Bernardo e Anita, ambos porto riquenhos que chegaram nos EUA ainda crianças e viram no país a oportunidade de terem uma vida melhor do que em Porto Rico. Entretanto, com o passar dos anos, Bernardo não consegue aceitar o preconceito em torno do povo latinoamericano. Já Anita, adora a América e não a trocaria por nada. 
 
 
Rita Moreno interpretando Anita na cena “America”
   Do outro lado do cenário, estão os americanos nativos, que não aceitam a presença dos imigrantes. O interessante é que eles passam o filme todo em uma disputa de território quando, na verdade, nenhum dos dois lados tem poder ou domínio sobre nada. 
 
Conflito das gangues

   Agora, trazendo o filme para o lado da Moda, é importante observar a composição de cores das cenas, os figurinos das personagens, especialmente nas cenas de embate entre as respectivas gangues, além das danças e como cada “povo” se expressava de acordo com a sua nacionalidade. A minha personagem preferida é a Anita, interpretada pela atriz, Rita Moreno. Uma das cenas mais famosas do filme é a “America” em que ela e Bernardo cantam sobre os dois lados de viver nos Estados Unidos. 

 
Cena “America”
 
   Pesquisando sobre o filme, eu acabei encontrando um ensaio da revista americana, “Vanity Fair”, produzida por Mark Selinger. Nele os atores, Rodrigo Santoro, Camilla Belle, Chris Evans, Ben Barnes e Jennifer Lopez interpretam os respectivos personagens do filme, Bernardo, Maria, Riff,Tony e Anita. Segue abaixo as fotos do ensaio. 
 
Jennifer Lopez como “Anita”
Jennifer Lopez, Rodrigo Santoro e Camilla Belle
Rodrigo Santoro e Jennifer Lopez
Rodrigo Santoro, Chris Evans e Ben Barnes
Camilla Belle e Ben Barnes na cena do baile
E, por fim, o vídeo da cena “America”, para dar um gostinho de “quero muito ver o filme”. haha
 

   Espero que tenham gostado da dica. ” West side story” já foi reinterpretado diversas vezes em peças teatrais de musicais, inclusive mesmo em “Glee”, pela personagem de Naya Rivera, “Santana”. Vale a pena conferir! 
   Depois conta pra gente se gostou!

  Beijos ,

  até amanha, no próximo ” No embalo de sábado à noite”,

          Maria. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s